Sacramento da Eucaristia
Jesus disse: "Eu sou o pão vivo, descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente...... Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue tem vida
eterna. (...) permanece em mim e eu nele" (Jo 6,51.54.56).
A Eucaristia é o coração e o ápice da vida da Igreja, pois nela Cristo associa sua Igreja e todos os seus membros a seu sacrifício de louvor e de ação de graças oferecido uma vez por todas na cruz a seu Pai; por seu sacrifício ele derrama as graças da salvação sobre o seu corpo, que é a Igreja.
A Celebração Eucarística comporta sempre: a proclamação da Palavra de Deus, a ação de graças a Deus Pai por todos os seus benefícios, sobretudo pelo dom de seu Filho, a consagração do pão e do vinho e a participação no banquete litúrgico pela recepção do Corpo e do Sangue do Senhor. Estes elementos constituem um só e mesmo ato de culto.
A Eucaristia é o memorial da páscoa de Cristo: isto é, da obra da salvação realizada pela Vida, Morte e Ressurreição de Cristo, obra esta tornada presente pela ação litúrgica.
É Cristo mesmo, sumo sacerdote eterno da nova aliança, que, agindo pelo ministério dos sacerdotes, oferece o sacrifício eucarístico. E é também o mesmo Cristo, realmente presente sob as espécies do pão e do vinho, que é a oferenda do Sacrifício Eucarístico.
Só os sacerdotes validamente ordenados podem presidir a Eucaristia e consagrar o pão e o vinho para que se tornem a Corpo e o Sangue do Senhor.
Os sinais essenciais do Sacramento Eucarístico são o pão de trigo e o vinho de uva, sobre os quais é invocada a bênção da Espírito Santo, e o sacerdote pronuncia as palavras da consagração ditas por Jesus durante a ultima ceia: "Isto é o meu Corpo entregue por vós. (...) Este é o cálice do meu Sangue (...)"
Por meio da consagração opera-se a transubstanciação do pão e do vinho no Corpo e no Sangue de Cristo. Sob as espécies consagradas do pão e do vinho, Cristo mesmo, vivo e glorioso está presente de maneira verdadeira, real e substancial, seu Corpo e seu Sangue, com sua alma e sua divindade.
Enquanto sacrifício, a Eucaristia é também oferecida em reparação dos pecados dos vivos e dos defuntos, e para obter de Deus benefícios espirituais ou temporais.
Quem quer receber a Cristo na comunhão eucarística deve estar em estado de graça. Se alguém tem consciência de ter pecado mortalmente, não deve comungar a Eucaristia sem ter recebido previamente a absolvição no sacramento da penitência.
A santa comunhão do Corpo e do Sangue de Cristo aumenta a união do comungante com o Senhor, perdoa-lhe os pecados veniais e o preserva dos pecados graves. Por serem reforçados os laços de caridade entre o comungante e Cristo, a recepção deste sacramento reforça a unidade da Igreja, corpo místico de Cristo.
A Igreja recomenda vivamente aos fiéis que recebam a Santa Comunhão quando participam da celebração da Eucaristia; impõe-lhes a obrigação de comungar pelo menos uma vez por ano.
Visto que Cristo mesmo está presente no Sacramento do altar, é preciso honrá-lo com um culto de adoração. "A visita ao Santíssimo Sacramento é uma prova de gratidão, um sinal de amor e um dever de adoração para com Cristo, nosso Senhor."
Tendo Cristo passado deste mundo ao Pai, dá-nos na Eucaristia o penhor da glória junto dele: a participação no Santo Sacrifício nos identifica com o seu coração, sustenta as nossa forças ao longo da peregrinação desta vida, faz-nos desejar a vida eterna e nos une já à Igreja do céu, à santa Virgem Maria e a todos os santos.
Catecismo da Igreja Católica (1406 a 1419)
O Milagre Eucarístico de Lanciano
e entendi que um dos monges nao acreditava que a ostia sagrada era o corpo de cristo e o vinho o sngue,ate que um dia viu a toda verdade e foi contar que ele era testemunha de que viu a ostia virar em carne viva e o vinho em sngue vivo.dai ele disse que o deus veio para ele 0falar pra todas as testemunhas.
ResponderExcluireu entendi que nao se deve duvidar de cristo nem em um sequer segundo se nao Ele fara de tudo para vc mudar de ideia!!!
ResponderExcluiro q eu entendi de eucaristia é q(na minha opiniao) nao se deve viver sem ela, é a coisa mais importante para vc se ser um cristao
é a mesma coisa q vc achar q vai pro ceu pq vc é cristao q fez batismo mas nao tem eucaristia e nem participa das celebraçoes, vc nao vai pro ceu!!!
oque entendi sobre a eucarestia que isso e muito importante para poder viver em paz e poder viver em vida eterna com Deus
ResponderExcluiroque eu entendo sobre eucaristia e que e o modo de ficarmos em paz com sigo mesmo e em paz o mundo ao nosso redor e principalmente em paz eterna com deus
ResponderExcluirEu entendi que a Eucaristia é uma benção que o próprio Jesus vivo derrama sobre nós, que não se pode duvidar dele, que depois que o padre faz a consagração da missa, o simples pão não é mais um simples pão, ele passa a se tornar o corpo de cristo.
ResponderExcluirQue não se deve comungar se você tem um pecado realmente grave, pois você não é digno de partilhar o corpo e sangue de Cristo, deve se estar em estado de graça, pensando somente em Deus, e não coisas pessoais, do dia-a-dia, etc.
E que a Eucaristia nos sustenta, nos abençoa, e nos purifica.
b: Eduardo. (:
O qe eu entendi sobre a eucarestia foi...O mais importante ser um critão fiel com Jesus Cristo nosso salvador para ter a vida eterna com Deus,quando participa da eucarestia estamos com Deus. By:Matheus,Elio Para Morgana e Marcos nossos catequistas fieis
ResponderExcluirCamila Neres Fornaziere
ResponderExcluiro que entendi sobre a eucaristia é que ela é muito importante para a nossa vida de cristão, porque nela nós comungamos o corpo e o sangue de Jesus.
O que entendi sobre a eucaristia foi que ela é o mais importante dos sacramentos pq é quando nós começamos a receber o corpo de Cristo e e quando nós começando a entender melhor a importância de Deus em nossa vida
ResponderExcluirO que eu entendi sobre a eucaristia foi que ela é importante dos sacramento para se vive em paz, e é uma benção de Cristo.
ResponderExcluirEu entendi , qe sem a Eucaristia ñ podemos ser um Cristão de verdade . Pq as pessoas acham qe porqe vão a missa , ou a catequese já são cristãos de vdd , mas na minha opnião a pessoa se torna um Cristao de verdade quando recebe o sacramento da Eucaristia , para viver em paz na igreja e com Deus .
ResponderExcluir